noticias183 Seja bem vindo ao nosso site Informe Regional!

Cidade

Programa de Qualificação Profissional da GNA forma 362 alunos em SJB

Foram concluídas turmas de seis cursos; segunda edição do projeto contou com a parceria da Prefeitura, Firjan/Senai e IFF

Publicada em 10/10/23 às 14:06h - 115 visualizações

Secom SJB


Compartilhe
Compartilhar a noticia Programa de Qualificação Profissional da GNA forma 362 alunos em SJB  Compartilhar a noticia Programa de Qualificação Profissional da GNA forma 362 alunos em SJB  Compartilhar a noticia Programa de Qualificação Profissional da GNA forma 362 alunos em SJB

Link da Notícia:

Programa de Qualificação Profissional da GNA forma 362 alunos em SJB
 (Foto: Informe Regional)
A cerimônia de conclusão do segundo Programa de Qualificação Profissional da Gás Natural Açu (GNA) reuniu 362 formandos de São João da Barra no Sesc Grussaí, na segunda-feira, 9. Foram entregues os certificados dos cursos de Eletricista de Força e Controle, Eletricista Industrial, Eletricista de Obras, Soldador Eletrodo Revestido, Movimentação de Cargas e Montador de Andaimes. A Prefeitura de São João da Barra, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e o campus avançado de SJB do Instituto Federal Fluminense (IFF) são parceiros da empresa no projeto.

A iniciativa qualifica trabalhadores do município que passam a poder a atender, sempre que possível e necessário, parte da demanda por profissionais para a construção da termelétrica UTE GNA II. A prefeita Carla Caputi participou da cerimônia, que também contou com a presença do diretor-presidente da GNA, Emmanuel Delfosse, do diretor de operações e implantações da empresa, Júlio Marcante, e da diretora da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e Symone Araújo.

Na ocasião, a prefeita destacou o momento ímpar que os formandos estão vivendo. “Ver tantas pessoas buscando uma nova oportunidade de crescimento profissional é muito gratificante. O mercado de trabalho é um desafio e vocês já deram o primeiro passo, estão qualificados”, disse Carla Caputi.

As aulas das 21 turmas, em seis cursos profissionalizantes, tiveram início em outubro de 2022, em polos no quinto distrito (Sabonete, Mato Escuro e Açu), Barcelos, Grussaí e na sede do município. A participação das mulheres dobrou nesta segunda edição. Elas representaram 44% do quadro geral, com três turmas exclusivas de mulheres. “A indústria precisa da energia das mulheres. Na GNA temos 51% de participação feminina, isso é no nosso DNA”, contou Emmanuel Delfosse.

Para Tainara Barcelos, que fez o curso de Movimentação de Carga, foi uma oportunidade que mudou sua vida. “Já fui empregada logo após o fim do curso e esse tipo de oportunidade só chega para quem está qualificado e se requalificando o tempo todo. Temos que estar prontos quando o barco passar”, afirmou.

Da Prefeitura de São João da Barra, estiveram presentes à cerimônia a secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gleide Gomes, a subsecretária e superintendente interina de Trabalho e Renda, Joice Pedra, o gerente de Qualificação Profissional, Fernando Maciel, o superintende de Petróleo e Gás, Wellington Abreu, e o subsecretário de Educação, Claudio Andrade.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (22) 99806-5772

Visitas: 55978
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2024 - Informe Regional - Todos os direitos reservados - Direção Geral: Victor Gomes de Azevedo