noticias898 Seja bem vindo ao nosso site Informe Regional!

Esporte

Vasco e MP/RJ avançam em acordo para liberação de público em São Januário

Partes se reuniram na tarde desta quarta e avançaram em relação ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Nova reunião deverá acontecer na próxima semana

Publicada em 06/09/23 às 20:14h - 52 visualizações

Informe Regional


Compartilhe
Compartilhar a noticia Vasco e MP/RJ avançam em acordo para liberação de público em São Januário  Compartilhar a noticia Vasco e MP/RJ avançam em acordo para liberação de público em São Januário  Compartilhar a noticia Vasco e MP/RJ avançam em acordo para liberação de público em São Januário

Link da Notícia:

Vasco e MP/RJ avançam em acordo para liberação de público em São Januário
 (Foto: Informe Regional)
Após 76 dias fechado, São Januário está mais próximo de ser liberado para receber público novamente. Em encontro na tarde desta quarta-feira, na sede do Ministério Público do Rio de Janeiro, o Procurador Geral de Justiça, Luciano Mattos, ouviu a proposta apresentada pelo Vasco para firmar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Deverá acontecer uma nova reunião na próxima semana, provavelmente na quarta-feira.

- O Vasco apresentou uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta, que disciplina algumas regras que o Vasco poderia cumprir, aprimorando a segurança do estádio. Vamos fazer um exame mais detalhado dessa proposta. Acreditamos que estamos avançando num sentido positivo para a celebração desse termo de compromisso. A nossa expectativa é que na semana que vem façamos uma nova reunião com a presença de órgãos públicos e da federação, para conhecerem os termos da proposta - disse Luciano Mattos, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio.

O Vasco espera definir a liberação de São Januário neste próximo encontro e planeja enfrentar o Coritiba, no dia 21 de setembro, com público em seu estádio. Havia a expectativa de conseguir a liberação nesta quarta, mas o Procurador Geral explicou que quer ouvir os órgãos envolvidos.

- Hoje foi a primeira reunião, estamos conhecendo o processo, o Vasco apresentou algumas iniciativas. É importante aprofundar a análise e, antes de tomar a decisão, ouvir os órgãos públicos envolvidos. A questão da segurança nos estádios é objeto da nossa preocupação há muito tempo. Em relação a São Januário, o objeto são os fundamentos da ação, e o que a gente avalia é quais medidas devem ser adotadas de acordo com o pedido contido na ação. As principais são as medidas internas de segurança, como reconhecimento facial, maior monitoramento dentro e no entorno, medidas que possam contribuir com a operação da Polícia Militar e demais órgãos - explicou Luciano.

Estiveram presentes no encontro o presidente do clube, Jorge Salgado, o vice Carlos Roberto Osório, a CFO Kátia dos Santos e a diretora jurídica Gisele Cabrera, além dos advogados do Vasco.

Na proposta apresentada, o Vasco se compromete a efetuar algumas melhorias que dizem respeito ao esquema de segurança de São Januário, dentre as quais a implementação do sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso ao estádio, medida que terá grande peso na decisão do Ministério Público do Rio. Esses são alguns pontos:

Aumento no número de catracas
Aumento do espaço útil no acesso às catracas
Ajuste na abertura dos portões para o sentido da saída
Aumento do número de câmeras no interior do estádio
Reconhecimento facial nas catracas (para o jogo contra o Coritiba, apenas algumas estariam com o sistema funcionando)
- A entrada dos torcedores através de um sistema de reconhecimento facial é obrigação de todos os clubes brasileiros implementar até 2025 nas arenas. O Vasco já está fazendo isso e, até o fim do ano que vem, a ideia é conseguir colocar todo o acesso ao estádio através do sistema de reconhecimento facial. Acoplado às catracas tem um sistema tecnológico, que depende de tempo para ser implementado. A proposta é implementar esse sistema em fases até atingir o estádio inteiro no prazo estabelecido pelo Ministério Público. A gente está confiante (que o jogo contra o Coritiba será com torcida), mas não podemos garantir - afirmou o advogado do Vasco, Marcelo Figueira.

Para o próximo encontro serão convidados representantes dos seguintes órgãos: Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Prefeitura Municipal do Rio e Federação de Futebol do Estado do Rio.

Fonte: GE



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (22) 99806-5772

Visitas: 52250
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Informe Regional - Todos os direitos reservados - Direção Geral: Victor Gomes de Azevedo