noticias726 Seja bem vindo ao nosso site Informe Regional!

Mundo

Vulcão Kilauea, no Havaí, entra em erupção novamente após três meses sem erupções

Grandes fluxos de lavas nas crateras do vulcão foram observados no domingo (10), mas não representam um risco às comunidades

Publicada em 11/09/23 às 12:40h - 36 visualizações

Informe Regional


Compartilhe
Compartilhar a noticia Vulcão Kilauea, no Havaí, entra em erupção novamente após três meses sem erupções  Compartilhar a noticia Vulcão Kilauea, no Havaí, entra em erupção novamente após três meses sem erupções  Compartilhar a noticia Vulcão Kilauea, no Havaí, entra em erupção novamente após três meses sem erupções

Link da Notícia:

Vulcão Kilauea, no Havaí, entra em erupção novamente após três meses sem erupções
 (Foto: Informe Regional)
O vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção novamente, gerando fluxos de lava em suas crateras, após quase três meses sem erupções, no domingo (10), de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS).

A erupção de domingo começou por volta das 10h15, horário de Brasília, na cratera Halemaʻumaʻu, na caldeira do cume do Kilauea, no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, de acordo com o USGS. Kilauea é o vulcão mais jovem e ativo da ilha, com várias erupções no cume desde 2020.

“A erupção foi precedida por um período de forte sismicidade e rápida elevação do cume”, disse o USGS.

“Neste momento, a lava do Kilauea está confinada ao cume e não representa uma ameaça de lava para as comunidades”, disse a Agência de Gestão de Emergências do Havaí. O vídeo mostrou a lava sendo expelida de fissuras na base da cratera, mas a atividade estava confinada à cratera no domingo.

O nível de alerta do vulcão Kilauea foi elevado enquanto as autoridades trabalham para avaliar os perigos da erupção, de acordo com o USGS, que alertou que as “fases iniciais das erupções são dinâmicas”. Com a erupção do vulcão, as principais preocupações são o gás vulcânico e os delicados fios de pedra vulcânica – chamados de cabelo de Pele – que podem flutuar na direção do vento, segundo a agência.

“Ventos fortes podem transportar partículas mais leves para distâncias maiores”, alertou o USGS em alerta. “Moradores e visitantes devem minimizar a exposição a estas partículas vulcânicas, que podem causar irritação na pele e nos olhos.”

O Kilauea entrou em erupção pela última vez em junho, exibindo uma deslumbrante rajada de fontes de lava com cerca de 60 metros de altura . A erupção terminou em 19 de junho, segundo o USGS.

O Kilauea também entrou em erupção em janeiro, depois de ter parado em dezembro pela primeira vez desde setembro de 2021, quando houve uma erupção na qual a lava foi contida na cratera do cume.

Fonte: CNN 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (22) 99806-5772

Visitas: 52287
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Informe Regional - Todos os direitos reservados - Direção Geral: Victor Gomes de Azevedo